Trabalho em equipe e Liderança


A realização de um trabalho em equipe é extremamente necessária para a maior efetividade dos serviços prestados e também para o melhor relacionamento entre as pessoas que compõem esse grupo. Hackman (1987) afirma que a efetividade da equipe será uma função do nível de esforço coletivo empreendido pelos membros para produzir os resultados da tarefa, da quantidade de conhecimentos e habilidades que esses trazem para desenvolvê-la e do grau de adequação das estratégias de desempenho por eles escolhidas para tal. Dentre as muitas estratégias adotadas.
Para a realização do trabalho em equipe, algumas necessidades essenciais devem ser satisfeitas pelos membros que compõem o grupo, como a necessidade de se sentir aceito e valorizado por aquelas aos quais se junta; a necessidade de se sentir totalmente responsável por aquilo que constitui o grupo e os resultados que esse apresenta e a necessidade de ser considerado insubstituível para o funcionamento da equipe.

Quando consideramos o processo de trabalho na área de saúde podemos compreendera a dimensão da importância no que diz respeito ao trabalho em equipe, uma vez que o modelo de saúde atual preza pela interdisciplinaridade no tratamento dos pacientes. Dessa maneira se torna possível enxergar e tratar o paciente como um todo, sem focar apenas suas enfermidades. 
Entretanto, para que o trabalho em equipo possa ser realizado de forma satisfatória e produtiva é preciso que exista nesse grupo uma imagem de liderança capaz de coordenar, independentemente do estilo, o grupo visando aproveitar a qualidade de cada um.  Atualmente existem vários tipos de liderança e a teoria dos estilos de liderança refere-se a três estilos: autocrática, democrática e liberal.

Na atividade dinâmica realiza durante a aula para testar a forma de trabalho com esses diferentes estilos de liderança tivemos o grupo com líder liberal apresentando o pior resultado, com muita perda de tempo em discussões. Já o grupo coordenado por um líder autocrático apresentou bons resultados, mas a presença desse líder gerou também grande estresse e frustração nos membros da equipe. Já o líder democrático estimulou mais a equipe que obteve os melhores resultados durante a aula. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita ao hospital IMESA e acreditação hospitalar