Planejamento e princípios de qualidade aplicados aos serviços de saúde

Após a
definição dos valores, missão e visão e após também a execução dos três níveis de
planejamento, a organização segue rumo a uma gestão de qualidade! Mas o que
seria qualidade? Essa, é uma propriedade que determina grau positivo ou
negativo de excelência, em que se mede a otimização das estratégias de gerência!
Assim, leva em conta a redução de custos, grau de precisão e certo padrão nas
atividades executadas! A gestão de
qualidade na saúde teve maior foco a partir da criação da ONA, nos anos 2000.
Mais detalhes sobre esse tema você pode encontrar nesse outro post do nosso
blog: Clique aqui!
Assim, existem hoje ferramentas
de gestão, os quais o profissional médico pode entrar em contato durante atuação!
Dentre essas ferramentas, estão a Folha de Verificação, por exemplo. Através dessa,
há coleta de dados e a possibilidade de percepção da realidade e interpretação
da circunstancia em que a organização se encontra. Assim, facilita o
entendimento de problemas que possam estar ocorrendo no setor, orientando a
tomada de decisões! O Diagrama de Pareto, por sua vez, consiste em um tipo de gráfico
de análise, que dispõe itens em gráfico de barras na vertical. Objetiva a
tomada de decisões com prioridades, a partir de uma abordagem estatística. Já o
Diagrama de causa e efeito, também chamado de diagrama de Ishikawa ou espinha
de peixe é uma ferramenta de representação gráfica que também pode orientar as
atividades do gestor.
A matriz
GUT, por sua vez, prioriza problemas e analisa riscos. Assim, promove o foco da
atenção para os problemas mais relevantes, em que são analisados sob aspectos
da Gravidade, Urgência e Tendência.
A matriz
SWOT ou FOFA (força, fraqueza, oportunidade e ameaça) é também outra ferramenta
de analise, porém retrata ambiente externo e interno. A partir da aplicação
dessa, o gestor identifica os colaboradores e complicadores da gestão! Assim,
modela ações a partir da situação traçada. Já o 5W3H se mostra como ferramenta
de ação, em que permite ao gestor resolução de problemas da melhor forma possível. O 5S, por sua vez, é uma ferramenta de
cultura organizacional, sendo Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seisou
(limpeza), Seiketsu (saúde) e Shitsuke (disciplina).
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Ferramenta de gestão 5S |
Por fim, o PDCA como outra ferramenta de gestão, colabora com a melhoria contínua da organização do serviço, sendo as iniciais plan, action, check e do.
Referências:
Bonato VL. Gestão de qualidade em saúde: melhorando assistência ao cliente. Mundo Saúde. São Paulo (SP): 2011 Mai; 35(5):319-31.
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