Tomadas de decisão em saúde: como se orientar

Para obtenção dos melhores resultados, o manejo do gestor pode incluir análise de diversos indicadores em saúde, antes das decisões serem tomadas. Tais indicadores são instrumentos de medição de qualidade, os quais permitem comparações em diversos tempos no mesmo local e em diversos locais durante mesmo período. Além disso, ditam sobre a funcionalidade do serviço e estão intimamente ligados aos indicadores de saúde em geral. Há algumas características que são bem vistas aos indicadores como disponibilidade, confiabilidade ,sensibilidade na percepção de nuances e variações, especificidade na medida de apenas o que é de interesse, utilidade, viabilidade, simplicidade, exatidão e atendimento aos princípios éticos.  
Características Indicadores em saúde 

Há indicadores que relacionam o ponto de vista do cliente, como índice de satisfação, há outros indicadores que são relacionados a recursos humanos como custo de remuneração e incidência de acidentes de trabalho e já sobre o administrativo do setor há taxa de ocupação de leitos e numero de consultas por período, por exemplo.  KPIs, sigla de Key Performance Indicators, são indicadores de desempenho chave, utilizados principalmente quando comparados com de outras instituições, também orientam tomada de decisões durante gestão de setores. Para saber mais sobre esse assunto, sugerimos acesso ao artigo disponibilizado aqui para melhor compreensão do uso dessa ferramenta na gestão !

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